Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Visita inesperada


Esta estória passa-se em uma cidade dos Estados Unidos, durante um dia de inverno com muita neve e frio. Ruth foi à sua caixa de correio em frente de casa, verificar se tinha alguma correspondência e lá havia somente uma carta. Ela tomou a mesma e olhou para ela antes de abrir. Então, ela verificou que não havia nem selo nem qualquer outro carimbo do correio. Abriu o envelope e leu a carta: Querida Ruth, Deverei estar na sua vizinhança no sábado à tarde e gostaria de visita-la.
Com amor Jesus.
Com as mãos trêmulas ela colocou a carta em cima da mesa. "Porque iria Jesus visitar-me? Eu não sou ninguém especial. Eu não tenho nada para oferecer". Com esse pensamento, Ruth lembrou de sua cozinha com armários vazios. "Oh meu Deus, eu, realmente, não tenho nada para oferecer. Eu tenho que correr para o supermercado e comprar alguma coisa para o jantar". Ela procurou em sua bolsa e viu que continha somente cinco dólares e quarenta centavos. "Bem, pelo menos eu posso comprar um pouco de pão e alguns frios”.
Ela vestiu seu sobretudo e correu para as compras. Alguns pães franceses, 250 gramas de peito de peru fatiado e uma caixinha de leite deixaram Ruth com apenas 12 centavos. Apesar de tudo, ela se sentiu bem voltando para casa com aquela pequena e simples oferenda debaixo de seus braços. No caminho, uma voz: "Ei senhora, você pode nos ajudar?"
Ruth estava tão absorvida em seus planos para o jantar que nem notou duas figuras aconchegadas uma à outra na alameda. Um homem e uma mulher, ambos vestidos em não mais que uns farrapos. "Olhe senhora, eu estou desempregado, sabe, e minha mulher e eu estamos vivendo ao relento, e o tempo está tornando-se muito frio e estamos sentindo muita fome e se a senhora pudesse nos ajudar nós ficaríamos realmente felizes".
Ruth olhou para os dois. Eles estavam sujos e cheiravam mal e, francamente, ela estava certa que eles poderiam conseguir algum tipo de trabalho se eles, realmente, quisessem. "Senhor, eu gostaria de ajudá-los mas eu sou uma pobre mulher. Tudo o que eu tenho é um pouco de frios fatiados e um pouco de pão, e eu tenho uma visita muito importante para o jantar esta noite, e estava planejando servir isto para Ele." "Sim. Está certo senhora, eu compreendo. De qualquer forma muito obrigado".
O homem colocou suas mãos nos ombros da companheira e seguiram em frente. Olhando-os partir, Ruth sentiu uma dor familiar em seu coração: "Espere, senhor".
O casal parou e virou para ela, que corria para eles. "Olhe, por que você não fica com este alimento? Eu arranjo outra coisa para servir meu convidado".
Ela deu ao homem sua sacola de supermercado. "Obrigado senhora. Muito obrigado".
"Sim, muito obrigado" disse a esposa. Ruth percebeu que ela estava tiritando de frio.
"Sabe, eu tenho outro sobretudo em casa. Aqui está este para você". Desabotoou o casaco e jogou-o sobre os ombros da mulher. Então, sorrindo, voltou-se e foi embora alameda abaixo, sem seu casaco e sem os alimentos para servir seu convidado.
"Obrigado senhora, muito obrigado mesmo".
Ruth estava enregelada sem seu casaco e muito preocupada.
O Senhor estava chegando para visitá-la e ela não tinha nada para lhe oferecer.
Ela remexeu em sua bolsa para achar a chave de casa mas percebeu que havia outro envelope em sua caixa de correio. "Isto é estranho. O carteiro não costuma vir duas vezes no mesmo dia". Ela pegou o envelope e abriu-o.
Querida Ruth. Foi tão bom vê-la novamente. Obrigado pela adorável comida. E obrigado, também, pelo maravilhoso casaco. Com amor, sempre. Jesus
O ar estava ainda frio, mas mesmo sem casaco, Ruth não notou.
Aí o Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos e irmãs, foi a mim que fizeram” (Mt25,40).
“Pois eu estava com fome, e vocês não me deram comida; estava com sede, e não me deram água”.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vida de lagosta


Há muito tempo, quando fazia pouco que o mundo fora criado, certa lagosta achou que o criador havia cometido um erro. Por isso, marcou uma hora para discutir a questão com ele. E começou:
COM TODO O RESPEITO, EU GOSTARIA DE RECLAMAR DA MANEIRA COMO PROJETOU A MINHA CASCA. VEJA BEM, MAL EU ME ACOSTUMO COM O MEU REVESTIMENTO EXTERIOR, TENHO DE ABANDONÁ-LO POR OUTRO. É POUCO INCOMODO E, ALÉM DE TUDO, UMA PERDA DE TEMPO.
O criador replicou:
ESTOU ENTENDENDO, MAS VOCE NÃO PERCEBE QUE É EXATAMENTE O FATO DE LARGAR A CASCA QUE LHE PERMITE CRESCER DENTRO DE OUTRA?
MAS EU ME SINTO BEM COMO SOU – revidou a lagosta.
ESTA CERTA DE QUE QUER ASSIM?
CERTISSIMA – respondeu a lagosta.
O criador sorriu e disse:
MUITO BEM! DE AGORA EM DIANTE SUA CASCA NÃO MUDARÁ; VAI CONTINUAR COMO ESTA AGORA.
É MUITO GENTIL DA SUA PARTE – Disse a lagosta.
Esta muito contente de continuar vestida com a mesma casca. Porem, dia após dia, o que antes era proteção leve e confortável começou a se tornar um estorvo.
A um certo ponto, a lagosta não podia nem respirar direito dentro da velha casca e, com grande esforço, voltou a falar com o criador.
COM TODO O RESPEITO, VENHO DIZER QUE, CONTRARIAMENTE AO QUE ME HAVIA PROMETIDO, A MINHA CASCA NÃO PERMANECEU A MESMA. ESTA ME APERTANDO A CADA DIA MAIS.
NADA DISSO! – respondeu o criador sorrindo – A SUA CASCA PODE TER SE TORNADO MAIS DURA COM O PASSAR DO TEMPO, MAS É A MESMA DE ANTES. ACONTECE QUE VOCE MUDOU DENTRO DELA. VEJA BEM, TUDO MUDA CONTINUAMENTE. NINGUEM PERMANECE O MESMO. FOI ASSIM QUE EU CRIEI AS COISAS. O MELHOR QUE PENSEI PARA VOCE FOI A POSSIBILIDADE DE MUDAR DE CASCA, A MEDIDA QUE CRESCE.
ESTOU ENTENDENDO, MAS DEVE CONVIR QUE É MAIS INCOMODO.
SIM, TEM RAZAO. MAS SAIBA QUE TODO CRESCIOMENTO TRAS CONSIGO UM MAL ESTAR, JUNTAMENTE COM A ALEGRIA DE DESCOBRIR NOVOS ASPECTOS DO PROPRIO EU. E UMA COISA NÃO ACONTECE SEM A OUTRA.
TENHO QUE ADMITIR QUE TUDO ISSO É MUITO SABIO. RETIRO MINHA QUEIXA.
MUITO BEM! CADA VEZ QUE VOCE LARGAR SUA VELHA CASCA E ESCOLHER CRESCER, VAI CONSTRUIR UMA NOVA FORÇA DENTRO DE SI. E NESSA FORÇA ENCONTRARA NOVA CAPACIDADE DE AMAR A VOCE MESMA E AOS QUE ESTAO AO SEU LADO... DE MAR A VIDA. ESSE É O MEU PROJETO PARA CADA LAGOSTA QUE EXISTE E EXISTIRA. A CASCA PODE SER A FORMA DE COMUNICAR QUE TEMOS DIFICULDADES DE MUDAR, POR MEDO DE SOFRER OU, SIMPLESMENTE, COM A DESCULPA DE QUE NÃO TEMOS TEMPO.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Viva a vida...


A vida é uma oportunidade, aproveita-a.
A vida é beleza, admira-a.
A vida é beatificação, saborei-a.
A vida é sonho, torna-o realidade.
A vida é um desafio, enfrenta-o.
A vida é um dever, cumpre-o.
A vida é um jogo, joga-o.
A vida é preciosa, cuida-a.
A vida é riqueza, conserva-a.
A vida é amor, goza-a.
A vida é um mistério, desvela-o.
A vida é promessa, cumpre-a.
A vida é tristeza, supera-a.
A vida é um hino, canta-o.
A vida é um combate, aceita-o.
A vida é tragédia, domina-a.
A vida é aventura, afronta-a.
A vida é felicidade, merece-a.
A vida é a VIDA, defende-a.

Madre Teresa de Calcutá

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nosso Medo


"Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados.
Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além de qualquer medida.
É a nossa luz, não as nossas trevas, o que mais nos apavora.
Nós nos perguntamos:
- Quem sou eu para ser brilhante, maravilhoso, talentoso e fabuloso?
Na realidade, quem é você para não ser?
Você é filho do Universo.
Se você se fizer de pequeno não ajuda o mundo, não há iluminação em se encolher para que os outros não se sintam inseguros quando estiverem perto de você.
Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós.
Não está apenas em um de nós, está em todos nós.
Conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.
Quando nos libertamos do nosso medo nossa presença automaticamente libera os outros.”
Livre-se dos seus medos e vá ao encontro da sua tão sonhada FELICIDADE!!!

(Nelson Mandela)

domingo, 26 de junho de 2011

Oceanos são feitos de gotas de água


Para ser ouvido, fale.
Para ser compreendido, exponha claramente as suas idéias sem jamais abrir mão daquelas que julga fundamentais apenas para que os outros o aceitem.
Acima de tudo, busque o prazer antes do sucesso, a auto-realização antes do dinheiro, fazer bem feito antes de pensar em obter qualquer recompensa.
Nenhum reconhecimento externo vai substituir a alegria de poder ser você mesmo: "status" é comprar coisas que você não quer com o dinheiro que você não tem a fim de mostrar para gente que você não gosta uma pessoa que você não é.
Nada tem graça se não for bom para o seu corpo, leve para o seu espírito e agradável para o seu coração.
Para conseguir, tente sem pensar que o êxito virá logo da primeira vez.
Cuide de ter saúde, energia, paciência e determinação para continuar tentando quantas vezes forem necessárias.
Mas ao perceber que já fez tudo o que pôde ou até mesmo um pouco além, mude de alvo para não se tornar em vez de um vitorioso, apenas mais um teimoso.
Para poder recomeçar sempre, perdoe-se pelos fracassos e erros que cometer, aprenda com eles e, a partir deles, programe suas próximas ações.
Nunca se deixe iludir que será possível fazer tudo num dia só ou quando tiver todos os recursos: tal dia nunca virá.
Para manter-se motivado, sonhe.
Para realizar, planeje, pensando grande e fazendo pequeno, um pouco a cada dia e todos os dias um pouco, porque são pequenas gotas d'água que fazem todo grande oceano.

(autoria desconhecida)

Somos todos úteis


Certa vez, um ratinho ficou, sem querer, sob o corpo de um leão que tava deitado e dormindo. Ao despertar, o rei dos animais segurou com suas garras o ratinho, que gritou:
- Não me mate! Eu lhe poderei ser útil um dia!
Ao ouvir aquelas palavras o leão deu risada e deixou o ratinho ir embora. Pouco tempo depois, ele ficou preso em uma armadilha de caçadores e começou a rugir furioso... Ao passar por lá e ao ouvir os rugidos, o ratinho resolveu aproximar. Quando viu o leão, lembrou-se de que chegou a sua hora de retribuir o favor recebido: então, roeu com força alguns fios da rede em que o leão estava preso, libertando-o e dizendo:
- De agora em diante, você não mais vai rir de mim!

Somos todos u

Certa vez, um ratinho ficou, sem querer, sob o corpo de um leão que estava deitado e dormindo. Ao despertar, o rei dos animais segurou com suas garras o ratinho, que gritou:
- Não me mate! Eu lhe poderei ser útil um dia!
Ao ouvir aquelas palavras, o leão deu risada e deixou o ratinho ir embora. Pouco tempo depois, ele ficou preso em uma armadilha de caçadores e comecçou a rugir furioso... Ao passar por lá e ao ouvir os rugidos, o ratinho resolveu se aproximar. Quando viu o leão, lembrou que havia chegado a hora de retribuir o favor recebido: então, roeu com força alguns fios da rede que o leão estava preso, libertando-o e dizendo:
- De agora em diante, você não mais vai rir de mim!

sábado, 25 de junho de 2011

Salmo 59


Livra-me, Deus meu, dos meus inimigos; protege-me daqueles que se levantam contra mim.
Livra-me do que praticam a iniqüidade, e salva-me dos homens sanguinários.
Pois eis que armam ciladas à minha alma; os fortes se ajuntam contra mim, não por transgressão minha nem por pecado meu, ó Senhor.
Eles correm, e se preparam, sem culpa minha; desperta para me ajudares, e olha.
Tu, ó Senhor, Deus dos exércitos, Deus de Israel, desperta para punir todas as nações; não tenhas misericórdia de nenhum dos pérfidos que praticam a iniqüidade.
Eles voltam à tarde, uivam como cães, e andam rodeando a cidade.
Eis que eles soltam gritos; espadas estão nos seus lábios; porque (pensam eles), quem ouve?
Mas tu, Senhor, te rirás deles; zombarás de todas as nações.
Em ti, força minha, esperarei; pois Deus é o meu alto refúgio.
O meu Deus com a sua benignidade virá ao meu encontro;
Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos.
Não os mates, para que meu povo não se esqueça; espalha-os pelo teu poder, e abate-os ó Senhor, escudo nosso.
Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba.
Pelas maldições e pelas mentiras que proferem, consome-os na tua indignação; consome-os, de modo que não existem mais; para que saibam que Deus reina sobre Jacó, até os confins da terra.
Eles tornam a vir à tarde, uivam como cães, e andam rodeando a cidade; vagueiam buscando o que comer, e resmungam se não se fartarem.
Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua benignidade, porquanto tens sido para mim uma fortaleza, e refúgio no dia da minha angústia.
A ti, ó força minha, cantarei louvores; porque Deus é a minha fortaleza, é o Deus que me mostra benignidade.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vem sem nada


Jesus lhe disse:
“Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres,
depois, vem e segue-ME!” (Mt 19,21).
Vivia eu no silêncio e me conformava com pequenas coisas, com poucas palavras.
Era como um pássaro a se entreter com vôos curtos...
Mas Tu chegaste:
Entraste com teu vento em meu pó e causaste um redemoinho.
Colocaste teu sopro em meu corpo e aqueceste eu sangue.
Levantaste uma tempestade a meu redor...
E eu disse:
“Olha, Senhor, não quero lutar contigo, não me imponhas as mãos pois sou fraco.
Tua voz chegou no silêncio:
Te quero junto de MIM, vem sem nada”.
Rapidamente, peguei minha roupa e calcei as sandálias:
-Aqui estou, Senhor:
-Não venhas assim – me respondeste – vem sem nada.
Fui aos pobres e reparti minha fazenda e minha casa:
Tomem, tomem!
-Assim, Senhor?
-Não, assim não. Vem sem nada.
Chamei meus pais e lhes devolvi meu nome e sobrenome:
-Senhor, me queres assim?
-Não, assim não, te quero sem nada.
Corri aos campos e fiz uma fogueira com todas as minhas palavras
E queimei meus lábios e minha língua com as brasas:
-Assim Senhor, me queres assim?
-Não, assim não, hás de vir sem nada.
Então repliquei:
-Por que, Senhor, ma tratas como um louco de um lado para o outro?
-Por que não me dizes de uma vez o que hei de fazer?
Deus atendeu minha queixa e me disse:
-Vai à casa do oleiro, que Ele faça um cântaro com teu barro. Depois vem a mim, que eu o encherei de água, e tu correrás a dar de beber aos que têm sede, a derramarás sobre os arrependidos, irrigarás a terra seca.
-Não temas se teu cântaro se quebrar. Nem te preocupes se dispersarem os pedaços pela superfície da terra, porque então te chamarei a mim e verás como eu te quero e te abençoarei na minha presença.

Autor desconhecido

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Todas diferentes


Uma homenagem a todas a mães...

Quem disse que toda mãe é igual?
Toda mãe é diferente uma da outra, flor única nesse maravilhoso jardim da vida.
Há mães frágeis, mães fortes, mães que trabalham fora, mães independentes, mães que se dedicam à casa, mães que lutam, mães que se conformam.
Há mães que aproveitam a vida e mães bem comportadas;
Mães bem casadas e mães divorciadas;
Mães solteiras;
Mães muito jovens;
Mães envelhecidas;
Mães amigas e mães só mãe;
Mães adotivas;
Mães carinhosas e mães distantes;
Mães despreocupadas e mães possessivas;
Mães que nunca deram à luz;
Mães que partiram cedo;
Mães que duram uma eternidade.
Não sabemos exatamente por que temos essa ou aquela mãe.
Mas isso não importa.
A nós cabe somente amá-la, afinal ela foi o caminho que Deus escolheu para
que chegássemos à vida.

Letícia Thompson

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Solidariedade


Pegue seu “sorriso” e presenteie a quem nunca teve um.
Descubra uma “fonte” e banhe quem vive na lama.
Use sua “valentia” para dar força e ânimo a quem não sabe lutar.
Tenha “esperança” e viva em sua luz.
Descubra o “amor” e passe a conhecer o mundo.
Pegue um “raio de sol” e faça-o brilhar onde reina a escuridão.
Pegue uma “lágrima” e ponha-a no rosto de quem nunca chorou.
Descubra a “vida” e ensine-a a quem não sabe entendê-la.
Peque sua “bondade” e dê-a a quem não sabe dar!

Mahatma Gandhi

terça-feira, 21 de junho de 2011

O passarinho engaiolado


Dentro de uma linda gaiola vivia um passarinho.
De sua vida o mínimo que se poderia dizer era que era segura e tranqüila, como seguras e tranqüilas são as vidas das pessoas bem casadas e dos funcionários públicos.
Era monótona é verdade. Mas a monotonia é o preço que se paga pela segurança. Não há muito o que fazer dentro dos limites de uma gaiola, seja ela feita com arames de ferro ou de deveres. Os sonhos aparecem, mas logo morrem, por não haver espaço para baterem suas asas. Só fica um grande buraco na alma, que cada um enche como pode. Assim., restava ao passarinho ficar pulando de um poleiro para outro, comer, dormir e cantar. 0 seu canto era o aluguel que pagava ao seu dono pelo gozo da segurança da gaiola.
Bem se lembrava do dia em que, enganado pelo alpísta, entrou no alçapão. Alçapões são assim, têm sempre uma coisa apetitosa dentro. Do alçapão para a gaiola o caminho foi curto, através da Ponte dos Suspiros.
Há aquele famoso poema do Guerra Junqueiro, sobre o melro, o pássaro das risadas de cristal. 0 velho cura, rancoroso, encontrava seu ninho e prendera os seus filhotes na gaiola. A mãe, desesperada com o destino dos filhos, e incapaz de abrir a portinha de ferro, lhes traz no bico um galho de veneno. Meus filhos, a existência é boa só quando é livre. A liberdade é a lei. Prende-se a asa, mas a alma voa... ó filhos, voemos pelo azul!... Comei!
É certo que a mãe do passarinho nunca lera o poeta, pois o que ela disse ao seu filho foi: Finalmente minhas orações foram respondidas. Você está seguro, pelo resto de sua vida. Nada há a temer. Não é preciso se preocupar. Acostuma-se. Cante bonito. Agora posso morrer em paz!
Do seu pequeno espaço ele olhava os outros passarinhos. Os bem-te-vis, atrás dos bichinhos; os sanhaços, entrando mamões adentro; os beija-flores, com seu mágico bater de asas; os urubus, nos seus vôos tranqüilos da fundura do céu; as rolinhas, arrulhando, fazendo amor; as pombas, voando como flechas. Ah! Os prudentes conselhos matemos não o tranqüilizavam. Ele queria ser como os outros pássaros, livres... Ali! Se aquela maldita porta se abrisse.
Pois não é que, para surpresa sua, um dia o seu dono a esqueceu aberta? Ele poderia agora realizar todos os seus sonhos. Estava livre, livre, livre!
Saiu. Voou para o galho mais próximo. Olhou para baixo. Puxa! Como era alto. Sentiu um pouco de tontura. Estava acostumado com o chão da gaiola, bem pertinho. Teve medo de cair. Agachou-se no galho, para ter mais firmeza. Viu uma outra árvore mais distante. Teve vontade de ir até lá. Perguntou-se, se suas asas agüentariam. Elas não estavam acostumadas. 0 melhor seria não abusar, logo no primeiro dia. Agarrouse mais firmemente ainda. Neste momento um insetinho passou voando bem na frente do seu bico. Chegara a hora. Esticou o pescoço o mais que pôde, mas o insetinho não era bobo. Sumiu mostrando a língua.
- Ei, você! - era uma passarinha - Vamos voarjuntos até o quintal do vizinho. Há uma linda pimenteira, carregadinha de pimentas vermelhas. Deliciosas. Apenas é preciso prestar atenção no gato, que anda por lá... Só o nome do gato lhe deu um arrepio. Disse para a passarinha que não gostava de pimentas. A passarinha procurou outro companheiro. Ele preferiu ficar com fome. Chegou o fim da tarde e, com ele a tristeza do crepúsculo. A noite se aproximava. Onde iria dormir? Lembrou-se do prego amigo, na parede da cozinha, onde a sua gaiola ficava dependurada. Teve saudades dele. Teria de dormir num galho de árvore, sem proteção. Gatos sobem em árvores? Eles enxergam no escuro? E era preciso não esquecer os gambás. E tinha de pensar nos meninos com seus estilingues, no dia seguinte.
- Tremeu de medo. Nunca imaginara que a liberdade fosse tão complicada. Somente podem gozar a liberdade aqueles que têm coragem. Ele não tinha. Teve saudades da gaiola. Voltou. Felizmente a porta ainda estava aberta.
- Neste momento chegou o dono. Vendo a porta aberta disse:
Passarinho bobo, não viu que a porta estava aberta. Deve estar meio cego. Pois passarinho de verdade não fica em gaiola. Gosta mesmo é de voar...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Qual é...


O dia mais belo? - Hoje...
A coisa mais fácil?- Equivocar-se...
O maior obstáculo? - Medo...
O maior erro? - Abandonar-se...
A raiz de todos os males? - Egoísmo...
A distração mais bela? - Trabalho...
A pior derrota? - Desalento...
Os maiores professores? - Crianças...
A primeira necessidade? - Comunicar-se...
De mais feliz a se fazer? - Ser útil aos demais...
O maior mistério? - A morte...
O pior defeito? - O mau humor...
A pessoa mais perigosa? - A mentirosa...
O pior sentimento? - O rancor...
O presente mais belo? - O perdão...
O mais imprescindível? - Orar...
O caminho mais rápido? - O correto...
A sensação mais grata? - A paz interior...
A expressão mais eficaz? - O sorriso...
O melhor remédio? - O otimismo...
A maior satisfação? - O dever cumprido...
A força mais potente do universo? - A fé...
As pessoas mais necessárias? - Os pais...
A coisa mais bela de todas? - O amor...

Autora Madre Teresa de Calcutá

domingo, 19 de junho de 2011

Regras para ser humano


Você vai receber um corpo.
Você está matriculado em período integral numa escola informal chamada vida. A cada dia, nesta escola você terá oportunidade de aprender lições. Você poderá gostar das lições ou achá-las irrelevantes e estúpidas.
Não existem erros, apenas lições.
Crescimento é um processo de tentativa e erro, experimentação.
Os experimentos que "não deram certo" são parte do processo quanto os experimentos que, em última instância, "funcionam".
Cada lição é repetida até que seja aprendida.
Cada lição será apresentada a você em várias formas, até que você a tenha aprendido. Quando tiver aprendido, poderá passar para a próxima lição.
O aprendizado não termina nunca.
Não há nenhuma parte da vida que não contenha suas lições.
Se você está vivo, há lições a serem aprendidas.
“Lá” não é melhor do que "aqui".
Quando o seu "lá" tiver se transformado num "aqui", você simplesmente receberá um outro "lá", que novamente parecerá melhor do que "aqui".
Os outros são meros espelhos seus.
Você pode amar e nem odiar algo em outra pessoa a menos que isso refletia algo que você ama ou odeia em você mesmo.
O que você faz da sua vida é decisão sua.
Você tem todos os instrumentos e recursos de que precisa.
O que você faz com elas é com você. A escolha é sua.
Sua resposta está dentro de você.
As respostas às questões da vida estão dentro de você.
Tudo o que você precisa fazer é olhar, ouvir e confiar.
Confie em Deus.
Por mais autoconfiança que desenvolva
- e que é de fundamental importância na vida - lembre-se sempre de que haverá situações em que se sentirá impotente e frágil.
Nesse momento, entregue os problemas e sua vida nas mãos de Deus e peça, humildemente, que ele ilumina seus caminhos e inspire soluções.*

sábado, 18 de junho de 2011

Salmo 58


Falais deveras o que é reto, vós os poderosos?
Julgais retamente, ó filhos dos homens?
Não, antes no coração forjais iniqüidade; sobre a terra fazeis pesar a violência das vossas mãos.
Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.
Têm veneno semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tapa os seus ouvidos, de sorte que não ouve a voz dos encantadores, nem mesmo do encantador perito em encantamento.
Ó Deus, quebra-lhes os dentes na sua boca; arranca, Senhor, os caninos aos filhos dos leões.
Sumam-se como águas que se escoam; sejam pisados e murcham como a relva macia.
Sejam como a lesma que se derrete e se vai; como o aborto de mulher, que nunca viu o sol.
Que ele arrebate os espinheiros antes que cheguem a aquecer as vossas panelas, assim os verdes, como os que estão ardendo.
O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio.
Então dirão os homens:
Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Deus que julga na terra.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Quando julgamos


O que julgamos ser óbvio. Quase nunca o é em verdade.
O que julgamos ser verdade. Quase nunca o é em absoluto.
O que julgamos ser absoluto. Quase nunca o é para sempre.
O que julgamos ser para sempre. Quase nunca vai além do amanhã.
O que julgamos ser até amanhã. Quase nunca chega até lá de fato.
Quando julgamos,quase sempre o fazemos com nossos sentimentos e sem ter o conhecimento de todo o contexto, nos falta compreender o que seja a transitoriedade da vida, por isso, na grande maioria das vezes erramos.

Autor - Sérgio Rossetto

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Salmo do amor à vida


Amar é a única maneira de viver.
Amar é crer no amor, é crer no outro, é confiar no outro.
Amar é crer nas forças do outro, na vida que habita nele.
Amar é aproximar-se do outro desobstruindo o caminho,
O caminho do preconceito que nos separa.
O preconceito mata o amor.
Amar é não ter medo, o medo afasta o amor.
Quem tem medo não ama porque amar é também arriscar-se, aventurar-se, partir sem saber no que vai dar...
O medo mata o amor.
No final do caminho, ou no meio do caminho,
O amor é sempre uma CRUZ. Não há amor sem cruz!
O amor é como o espinho debaixo da asa...
Ensina a voar, mas no vôo pode espinhar...
Cruz é renúncia. Não há amor sem renúncia, sem entrega da vida.
Cruz é morrer. Ninguém ama se não morrer por alguém, ou por uma causa maior do que o limite pessoal.
Cruz é saber que no caminho do amor está sempre o morrer...
É a lição da semente. Morre para germinar em vida nova.
Cruz é o cordão umbilical da mãe, que faz do seu corpo, brotar uma vida nova.
Amar é ultrapassar o próprio amor.
É o vôo da águia que aponta o infinito.
É o canto dos pássaros que fazem a natureza toda cantar.
Amar é luz. Luz de todas as cores, espalhando, em todas as estradas da vida, muita cor, muita alegria!
Onde, então, encontrar o AMOR?
Como encontrar o AMOR?
Esquece-te de ti mesma.
Parte para os caminhos das pessoas que convivem diariamente contigo, e o amor se tornará realidade:
-Em cada um dos teus pensamentos. Em cada uma de tuas palavras. Em cada uma de tuas ações.
E o amor se tornará PESSOA.
Pessoa com nome singular.
TU SERÁS O AMOR!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Reflexos


Em nossas vidas criamos distâncias, juntamos nossas diferenças.
Aceitamos os resultados que nos regem.
Seria como um espelho que reluzia uma prata mágica.
Chamava-me e indicava o lado esquerdo do meu peito.
Olhei para a imagem que emergia e notei que não era a minha.
Era uma imagem sobreposta, uma silhueta que descia as escadarias do céu,
tão suave, e ia se transformando aos poucos na imagem de uma linda mulher.
Seus olhos falavam com o brilho verde de mar.
Convidava-me para pegar uma carona em uma nuvem cor de rosa.
Ir ao céu passear por ruas azuladas, até perder o equilíbrio, a noção do real.
Cair em cima de uma estrela cadente, e acabar morando em uma constelação.
Ter como bairro perpétuo, o infinito.
O espelho não refletiu somente a imagem da matéria.
Foi o puro aço da alma.
Que nos diz, ensina e nos orienta.
Enquanto houver vida em nossos corpos,
o amor sempre transmitirá os reflexos dos sentimentos, a nossos corações...

Marcos Milhazes

terça-feira, 14 de junho de 2011

Não vai esperar...


Não vai esperar um sorriso para ser gentil.
Não vai esperar ser amado para amar.
Não vai esperar ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está do seu lado.
Não vai esperar ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante para você.
Não vai esperar a queda para lembrar-se do conselho.
Não vai esperar a enfermidade para reconhecer quão frágil é a vida.
Não vai esperar por pessoas perfeitas para então se apaixonar.
Não vai esperar a mágoa para pedir perdão.
Não vai esperar a separação para buscar a reconciliação.
Não vai esperar elogios para acreditar em si mesmo.
Não vai esperar a dor para acreditar em oração.
Não vai esperar o dia de sua morte sem antes amar a vida!

Pai Nosso


Será inútil dizer "Pai Nosso" se em minha vida não tomo atitudes como filho de Deus, fechando meu coração ao amor.
Será inútil dizer "que estais nos céus" se os meus valores são representados pelos bens da terra.
Será inútil dizer "santificado seja o vosso nome" se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo.
Será inútil dizer "venha a nós o vosso reino" se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidades.
Será inútil dizer "seja feita a vossa vontade aqui na terra como no céu" se no fundo desejo mesmo é que todos os meus desejos se realizem.
Será inútil dizer "o pão nosso de cada dia nos daí hoje" se prefiro acumular ri-quezas, desprezando meus irmãos que passam fome.
Será inútil dizer "perdoai as nossas ofensas" "assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido" se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e ma-goar aos que atravessam o meu caminho.
Será inútil dizer "e não nos deixais cair em tentação" se escolho sempre o ca-minho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Deus.
Será inútil dizer "livrai-nos do mal" se por minha própria vontade procuro os prazeres materiais, e se tudo o que é proibido me seduz.
Será inútil dizer "Amém" porque sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada faço para me modificar.

Autor Edmilson Duarte Rocha

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Simplesmente o amor


Sempre desejei saber se era capaz de amar como o senhor ama, disse o discípulo de um mestre Hindu.
"Não existe nada além do amor", respondeu o mestre. E acrescentou:
"É o Amor que mantém o mundo girando e as estrela suspensas no céu".
Sei disso. Mas como vou saber se meu amor é grande o suficiente?
"Procure saber se você se entrega ou se você foge das suas emoções,
mas não faça perguntas como essa, porque o amor não é grande nem pequeno".
É simplesmente o amor.
Não se pode medir um sentimento como se mede uma estrada.
Se você tentar medi-lo, estará enxergando apenas o seu reflexo, como o da lua em um lago numa noite clara, Não estará percorrendo seu
verdadeiro caminho!

Autor: Paulo Coelho.

sábado, 11 de junho de 2011

Salmo 57


Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades.
Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.
Ele do céu enviará seu auxílio, e me salvará, quando me ultrajar aquele que quer calçar-me aos pés.
Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.
Estou deitado no meio de leões; tenho que deitar-me no meio daqueles que respiram chamas, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espada afiada.
Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; seja a tua glória sobre toda a terra.
Armaram um laço para os meus passos, a minha alma ficou abatida; cavaram uma cova diante de mim, mas foram eles que nela caíram.
Resoluto está o meu coração, ó Deus, resoluto está o meu coração; cantarei, sim, cantarei louvores.
Desperta, minha alma; despertai, alaúde e harpa; eu mesmo despertarei a aurora.
Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; cantar-te-ei louvores entre as nações.
Pois a tua benignidade é grande até os céus, e a tua verdade até as nuvens.
Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e seja a tua glória sobre a terra.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Unge-me Senhor


SENHOR,

Unge minha cabeça para que todos os meus pensamentos saiam da fonte de teu ser, para encher-me com graça e paz.

Unge os meus olhos para que eu possa enxergar tua presença e providência claramente.

Unge meus ouvidos para que eu possa escutar os grito dos pobres em volta de mim e o sussurro de tua Palavra.

Unge meus lábios para que eu possa proclamar a Boa Notícia de tua missão e o significado de Jesus Cristo.

Unge minhas mãos para ajudar a sarar muitas vidas que estão quebradas. Para que eu possa fazer o bem, fazer o que devo, para trazer esperança ao desesperado.

Unge meus pés para caminhar no teu caminho, correr e nunca cansar, ficar firme para a justiça, sem medo!

Unge meu coração com calor e compaixão e uma generosidade genuína para todos os que estão necessitados.

Unge meu espírito para a missão, para que eu possa estender a mão fora e dentro do coração do mundo inteiro ferido.

Unge-me para o serviço, para que eu possa ter coragem de responder, com todo o meu ser, às demandas diárias de tua graça.

Ó Deus, Pai e Mãe da criação, fonte de toda a vida, pela força maternal do teu Espírito, fecunda os nossos trabalhos no seguimento do teu Filho Jesus e nos abençoa agora e sempre.
Amém! Ana Roy

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ser quiser experimentar Deus


Experiência

“Experiência” é como uma viagem. Aquele que viaja, que sai de si, que escapa à sua es-treita prisão, que está pronto a envolver-se com novas paisagens e novas terras, poderá ter experiências de coisas novas. A experiência, portanto, exige uma abertura interior, um abrir-se para deixar que o novo entre dentro de nós. Para experimentar alguma coisa, devemos estar dispostos. Para que determinada percepção ou vivência chegue a ser uma experiência, dependerá da abertura interior e da disposição para deixar-se atingir e ser tocado por aquilo que vem ao encontro. Experiência pressupõe querer entrar em relação com o que vivenciamos.
Experimentar, muitas vezes, tem algo a ver com sofrer. Quem quiser se preservar de todos os perigos, terá que ficar em casa. Pôr-se a caminho pode ser perigoso, exige correr riscos, enfrentar o novo. Sem correr riscos, ninguém pode experimentar coisas novas. Faz experiência aquele que está pronto a provar alguma coisa, a ocupar-se com ela. Reúne experiências aquele que experimenta, que tenta, e que daí tira suas conclusões. Quem quiser acumular experiências tem, pois, que compará-las com aquilo que já experimentou. A experiência necessita de interpretação. Precisamos perguntar-nos pelo significado de tudo aquilo que nos “ocorreu”, que veio ao nosso encontro.
Toda experiência se dá através dos sentidos, também a experiência de Deus. Mas com os sentidos não podemos apreender a Deus diretamente. Depende de nós como queremos interpretar e compreender aquilo que experimentamos com nossos sentidos. Depende de nós se queremos experimentar aquilo que se encontra por trás do que nos ocorre. Por isso o encontro com as pessoas, a experiência da criação e as vivências feitas em nossa viagem nos colocam dentro do mistério de Deus. Não podemos provar Deus através de experimentos. Mas, naquilo que vivenciamos, nós podemos analisar o que se encontra por trás, o que transparece. E então – às vezes, mas nem sempre – o próprio Deus pode se manifestar.
Com a experiência religiosa se ocuparam sobretudo os estudiosos da fenomenologia da religião. Dizem que todo ser humano traz em si um sentido para o sagrado. Com este sentido para o sagrado, que nos é inato, percebemos o mundo, aí reconhecemos intuitiva e afetivamente o mistério de Deus, assim como intuitivamente percebemos o belo. É na afetividade e no sentimento que Deus pode tocar o ser humano, e é com a afetividade e o sofrimento que experimentamos a Deus. A experiência religiosa é muitas vezes uma irrupção afetiva. De repente, tudo se torna claro. Todos nós claramente possuímos dentro de nós uma disposição religiosa. Só assim nos tornamos capazes de experimentar Deus quando ele nos fala na criação ou através de sua palavra. Há dentro de nós o desejo humano de plenitude, onde todos os nossos cuidados e preocupações entrarão em repouso. Como Deus colocou este desejo em nossos corações, em tudo que vem ao nosso encontro e em tudo que percebemos, podemos reconhecer Deus como aquele que satisfaz o nosso mais profundo desejo.
Referência bibliográfica: (GRÜN, Anselm. Se quiser experimentar Deus. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001).

O ser humano em busca de Deus

O ser humano não é alguém que já tenha encontrado Deus, mas sim alguém que o procura durante toda sua vida. O ser humano procura Deus porque antes Deus o procurou. Deus é como aquele que em meio à multidão procura seu operário. Aquele que procura a Deus anseia por encontrar em Deus a verdadeira vida, experimentar em Deus uma nova qualidade de vida ou mesmo uma nova identidade.
Quando caminhamos para Deus, estamos sempre em movimento. Nunca podemos ficar estacionados. Deus sempre de novo nos interroga. Assim como Ele perguntou a Adão, da mesma maneira nos pergunta também: “Adão, onde estas?” (Gn 3,9). Onde estás? Estás realmente ali onde te encontras neste exato momento? Ou estás com teus pensamentos e desejos num lugar distante? Deixas-te achar por mim, ou estás fugindo, te escondendo de mim, não querendo me encontrar?

“Deus, eu te procuro nas ruas e praças, nos becos e casas.
Te busco em toda parte.
Me dizem que teu trono é lá em cima, e elevo o pensamento para o céu.
Dizem que estás nos abismos, e te busco no fundo de minhas angústias.
Só na igreja tu serias encontrado, assim falam as vozes,
e eu te busco nos santuários de pétreas paredes.
De joelhos anseio por ti ante a porta fechada do sacrário,
sob a luzinha vermelha que promete tua presença.
Como podes ouvir-me atrás de portas tão espessas ?
Como podes vir a mim?
Eu não tenho a chave para te trazer ao mundo.
Ele é a Palavra, gritam-me, e só na Palavra pode ser encontrado.
Na palavra que sacia a minha fome.
Busco-o em minha câmara oculta:
O Reino de Deus está dentro de ti!
Te encontrei e, no entanto, continuo a buscar bem no fundo do meu ser”.

A razão de buscarmos a Deus é que Deus nos procura e nos tocou com seu amor, que implantou em nosso coração os sinais do Seu amor.

Imagem de Deus e imagem de si

“A vida eterna consiste em que te conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste” (Jo 17,3). Vida eterna significa em João vida verdadeira, vida em abundância, uma nova qualidade de vida, uma nova intensidade de vida. A vida eterna não é a vida depois da morte, e sim a vida que já nesta terra participa da eternidade, que já está perpassada pelo Deus em que o céu e a terra se tornam uma só coisa, em o que o tempo e a eternidade se tocam em que Deus e o ser humano se fundem em um só. É por esta vida, por vida verdadeira, que hoje o ser humano anseia.
Olhar para Jesus nos leva a participar de sua vida eterna e de seu amor.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quantas Vezes


Quantas vezes nós pensamos em desistir, deixar de lado, o ideal e os sonhos;
Quantas vezes batemos em retirada, com o coração amargurado pela injustiça;
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade, sem ter com quem dividir;
Quantas vezes sentimos solidão, mesmo cercado de pessoas;
Quantas vezes falamos, sem sermos notados;
Quantas vezes lutamos por uma causa perdida;
Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota;
Quanta vezes aquela lágrima, teima em cair, justamente na hora em que precisamos parecer fortes;
Quantas vezes pedimos a Deus um pouco de força, um pouco de luz;
E a resposta vem, seja lá como for, um sorriso, um olhar cúmplice, um cartãozinho, um bilhete, um gesto de amor;
E a gente insiste;
Insiste em prosseguir, em acreditar, em transformar, em dividir, em estar, em ser;
E Deus insiste em nos abençoar, em nos mostrar o caminho:
Aquele mais difícil, mais complicado, mais bonito.
E a gente insiste em seguir, por que tem uma missão...
SER FELIZ!

Autor desconhecido

terça-feira, 7 de junho de 2011

As pessoas são como perfume


Elas entram na vida da gente e deixam aromas de perfume. Como a suavidade do vento ao final da tarde. Como gestos de ternura presentes em cada clarão da manhã. Olhe a pessoa que está ao seu lado e você vai descobrir, olhando fundo, que há um perfume suave de uma presença amiga e um brilho em seu olhar.
Procure exalar essa magia encantadora.
Pessoas foram esculpidas para serem ouvidas, sentidas, compreendidas, amadas. Para tocarem nossas vidas com a mesma força em que foram criadas, para exalar suas próprias vidas com toda essa magia de serem perfumes. Pessoas são perfume como você. Obrigada por você ter exalado na minha vida e na vida de outras pessoas um perfume agradável da fraternidade, da ternura, da bondade, da amizade, do reconhecimento, da compreensão, do amor, e de poder exalar todos os aromas da coragem, do entusiasmo, da disponibilidade, da alegria, da esperança, renovando sempre em nossa vida o aroma do AMOR, de um Deus que ama INCONDICIONALMENTE.

Obrigada pelo perfume que você é!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pegadas na areia

Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor, e através do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia.
Um era o meu, e o outro era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei, também, que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver.
Isso aborreceu-me deveras, e perguntei:
- Senhor, me dissestes que uma vez que eu resolvi Te seguir,
Tu andarias sempre comigo todo o caminho;mas notei que durante as maiores atribulações do meu viver havia Na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas. não compreendo porque nas horas que eu mais necessitava de Ti,Tu me deixastes.
O Senhor respondeu:
- Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento. Quando viste na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que Eu te carreguei nos braços."

sábado, 4 de junho de 2011

Salmo 56


Compadece-te de mim, ó Deus, pois homens me calcam aos pés e, pelejando, me aflingem o dia todo.
Os meus inimigos me calcam aos pés o dia todo, pois são muitos os que insolentemente pelejam contra mim.
No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.
Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo;
Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.
Ajuntam-se, escondem-se, espiam os meus passos, como que aguardando a minha morte.
Escaparão eles por meio da sua iniqüidade?
Ó Deus, derruba os povos na tua ira!
Tu contaste as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro?
No dia em que eu te invocar retrocederão os meus inimigos; isto eu sei, que Deus está comigo.
Em Deus, cuja palavra eu louvo, no Senhor, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o homem?
Sobre mim estão os votos que te fiz, ó Deus; eu te oferecerei ações de graças; pois tu livraste a minha alma da morte.
Não livraste também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida?

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Perseverança


Com determinação e perseverança você vence qualquer obstáculo.
Determinação é a certeza que você tem de que pode chegar ao objetivo planejado, ou seja, você já traçou um roteiro, um caminho e usa a perseverança para conquistar.
A pessoa que está endividada até o pescoço, não pode usar a determinação para pagar as dívidas, antes ela precisa criar métodos de como vai conquistar o dinheiro necessário para esse fim.
Parece óbvio demais, não é mesmo?
Na vida real, na prática mesmo, as coisas não são bem assim.
Quando estamos passando por aquele momento de sufoco, aquele momento em que não conseguimos enxergar nenhuma luz no fim do túnel, nosso "racional" desaparece e ficamos dispostos a tentar qualquer formula maluca que aparece na nossa vida.
Por isso que muita gente fica "maluca".
Por isso que muita gente legal perde o senso e faz besteiras.
Em qualquer conquista que você quer para a sua vida, você deve traçar um plano coerente.
Se você está sozinho e quer arrumar uma pessoa legal para passar o resto da vida com você, o que fazer?
Primeiro, sair de casa e ir para lugares que você gosta de freqüentar.
Não adianta nada ir para um bar, procurar alguém se você odeia o cheiro da bebida alcoólica.
Não adianta ir em uma danceteria, se você só sabe os passos do "coisinha de jesus" e não suporta barulho.
Entende isso?
Tem que traçar planos coerentes, de acordo com o seu gosto, de acordo com as suas necessidades.
Pare um pouquinho com essa correria e até desespero, coloque no topo de uma folha de papel, o seu objetivo mais imediato.
Logo abaixo vá colocando maneiras que você acredita serem as mais indicadas para atingir esses objetivos e quanto tempo você acredita que vai demorar.
Fazendo assim, você relaxa e se concentra no que é realmente importante, ou seja, a sua vitória.
Eu acredito em você.

Paulo Roberto Gaefke

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Se amar fosse fácil...


Se amar fosse fácil, não haveria tanta gente amando mal, nem tanta gente mal amada.
Se amar fosse fácil, não haveria tanta fome, nem tantas guerras, nem gente sem sobrenome.
Se amar fosse fácil, não haveria crianças nas ruas sem ter ninguém, nem haveria orfanatos, porque as famílias serenas adotariam mais filhos, nem filhos mal concebidos, nem esposas mal amadas, nem mixês, nem prostitutas.
E nunca ninguém negaria o que jurou num altar, nem haveria divórcio e nem desquite, jamais...
Se amar fosse tão fácil, não haveria assaltantes e as mulheres gestantes não tirariam seu feto, nem haveria assassinos, nem preços exorbitantes nem os que ganham demais, nem os que ganham de menos.
Se amar fosse tão fácil nem soldados haveria, pois ninguém agrediria,
no máximo ajudariam no combate ao cão feroz.
Mas o amor é sentimento que depende de um "eu quero", seguido de um "eu espero"; e a vontade é rebelde, o homem, um egoísta que maximiza seu "eu" por isso, o amor é difícil.
Jesus Cristo não brincava quando nos mandou amar.
E, quando morreu amando deu a suprema lição.
Não se ama por ser fácil, ama-se porque é preciso!

(Pe. Zezinho, scj)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Rio da vida


Era uma vez um riacho de águas cristalinas, muito bonito, que serpenteava entre as montanhas.
Em certo ponto de seu percurso, notou que à sua frente havia um pântano imundo, por onde deveria passar.
Olhou, então, para Deus e protestou:
- Senhor, que castigo!
Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso, e o Senhor me obriga a atravessar um pântano sujo como esse!
Como faço agora?
Deus respondeu:
- Isso depende da sua maneira de encarar o pântano.
Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo de seu curso, dará voltas e, inevitavelmente, acabará misturando suas águas
com as do pântano, o que o tornará igual a ele.
Mas, se você o enfrentar com velocidade, com força, com decisão, suas águas se espalharão sobre ele, a umidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direção ao oceano.
Aí você se transformará em mar.
Assim é a vida.
As pessoas engatinham nas mudanças.
Quando ficam assustadas, paralisadas, pesadas, tornam-se tensas e perdem a fluidez e a força.
É preciso entrar para valer nos projetos da vida, até que o rio se transforme em mar.
Se uma pessoa passar a vida toda evitando sofrimento, também acabará evitando o prazer que a vida oferece.
Há milhares de tesouros guardados em lugares onde precisamos ir para descobri-los.
Não procure o sofrimento.
Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e supere-o.
Arrisque, ouse, avance na vida.
Ela é uma aventura gratificante para quem tem coragem de arriscar.

(Autoria Desconhecida)