Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A lágrima e a pérola


De um fio de platina ricamente trabalhado estava pendurada uma pérola de grande valor sobre um colo moço colocada...
...quando uma lágrima tombando de uns olhos, perto da pérola parou.
Vendo a lágrima, a pérola como que se magoou:
- Que vieste aqui fazer, pequenina gota d'água?
Tu que não tens brilho, que não tens valor, que és filha da dor e da desgraça, não te envergonhas de estar ao meu lado, eu, pérola de grande valor?
Eu, que vim de outros mares, que fui cobiçada, maravilhosamente trabalhada
e, certo dia, por artistas de uma grande ourivesaria fui colocada numa vitrine de uma grande cidade, ao lado de outras pedras de imenso valor...
...e aquele que representava, então, todo o sonho moço da minha possuidora, me viu e me comprou.
Ao ser ofertada, eu fui recebida com um beijo! Eu fui o começo de uma realização!
Ao ser colocada sobre este colo, eu senti quanto era feliz, aqui dentro, um coração!
Como posso suportar a tua presença hoje, tu que vieste da dor e da desgraça, tu que não tens valor e nem tens graça?!!
Responda-me, lágrima silenciosa, por favor!!!
- Pérola vaidosa, também a mim não me agrada a tua companhia. És frívola, pretensiosa! Tens, para mim, o valor do mercado.
Foste comprada unicamente para servir de veículo de agrado, e aquele que te comprou é, hoje, o causador desta lágrima que destes olhos rolou.
Hoje, nem uma enfiada de pérolas de valor igual ao teu, se teu dono de novo trouxer a esta mulher, poderá fazer esquecer ao seu coração esta lágrima que destes olhos correu.
Enquanto as duas falavam, um soluço mais forte ao peito arfou.
A lágrima desceu e bem sobre a pérola tombou, que, envergonhada, estremeceu...
E nada mais falou!...

Abigail Horta Cavenhaghi

Nenhum comentário:

Postar um comentário