Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Hércules e a decisão


Hércules, ainda muito jovem, trabalhava de sol a sol para ajudar no sustento de sua casa, enquanto seus amigos se divertiam. Por causa disso, seu coração vivia insatisfeito.
Certa manhã, indo cumprir mais uma tarefa, seguia pela primeira vez por um caminho, quando chegou a uma encruzilhada e não soube que direção tomar.
O caminho da direita era acidentado e cheio de pedras, sem nenhuma beleza natural, mas Hércules notou, no horizonte, uma bela cordilheira de montanhas azuis.
O caminho da esquerda era largo e plano, com muitas flores e pássaros. Entretanto, uma bruma matinal não permitia ver onde o caminho ia dar.
Enquanto pensava no que fazer, Hércules notou que duas lindas mulheres se aproximavam, cada qual por um dos caminhos.
A que vinha pelo caminho florido obviamente chegou primeiro, e falou com voz doce e persuasiva:
- Segue-me e te conduzirei por lugares amenos, onde não há tormentas para castigar teu corpo, ou problemas para entristecer tua alma. Viverás como teus amigos, em uma ronda incessante de música e alegria, e nada te faltará. Vem comigo, e a tua vida será um sonho.
A outra mulher, que vinha pela trilha da montanha, enfim chegou à encruzilhada e disse: - Não tenho nada disso para prometer. Tudo que encontrarás neste meu caminho é aquilo que podes conseguir com tua força e tua vontade.
A trilha por onde te conduzirei é irregular e amedrontadora, às vezes com subidas muito inclinadas, outras com vales onde os raios de sol nunca conseguem entrar. As paisagens que verás podem ser majestosas e imponentes, mas também solitárias e assustadoras
No entanto, este é o caminho que conduz até as montanhas azuis da fama e da conquista, que podes ver à distância. Não podes chegar a elas sem esforço, e tudo que desejares deve ser fruto do teu trabalho.
Se quiseres comer, é preciso plantar. Se quiseres o amor, é preciso amar. Se quiseres o Céu, deves ser digno de entrar pelos seus portões.
- Como você se chama? - perguntou Hércules.
- Alguns me chamam Trabalho - respondeu ela. Outros me chamam Virtude, e eu prefiro este nome.
Hércules fez a mesma pergunta à mulher do caminho florido, que respondeu:
- Alguns me chamam Prazer, mas prefiro que me chamem de Sorte.
- Prazer, eu não posso ver até onde conduz a trilha para a qual me convidas - comentou Hércules.
- Mas a Virtude me mostra as montanhas no horizonte, e onde posso chegar com o resultado dos meus esforços.
E pegando na mão da Virtude, entrou com ela no caminho que conduzia ao seu próprio destino.

Baseado no texto de James Baldwin

Nenhum comentário:

Postar um comentário