Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O diamante


O viajante hindu chegou aos arredores de uma aldeia e, cansado, sentou-se para dormir debaixo de uma árvore.
Mal pegou no sono, foi acordado por um habitante da aldeia que viera correndo à sua procura.
Aflito, o homem lhe falou:
-Aquela pedra! Eu quero aquela pedra.
Ontem à noite, eu vi o Deus Shiva.
No sonho, ele disse que eu viesse aos arredores da cidade...
... Onde encontraria um hindu que me daria uma pedra muito grande e preciosa, que me faria rico para sempre.
Calmamente o hindu mexeu na sua trouxa e tirou uma pedra.
-Provavelmente é desta que ele lhe falou; encontrei-a numa trilha da floresta, alguns dias atrás.
Podes levá-la!
E assim falando, ofereceu-lhe a pedra.
O homem olhou maravilhado para a pedra.
Era um diamante; talvez o maior já visto no mundo.
Ele pegou o diamante e foi-se embora.
Mas, quando veio a noite, virava de um lado para o outro em sua cama, sem conseguir dormir.
Assim que rompeu o dia, o homem retornou à estrada em busca do hindu.
Para seu alívio, ele encontrava-se ainda dormindo sob a árvore, e então o despertou dizendo:
- Eu quero que me dê essa riqueza que lhe tornou possível desfazer-se de um diamante tão grande e valioso, assim tão facilmente!

Do Livro “Histórias da Tradição Sufi”

Nenhum comentário:

Postar um comentário