Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dízimo: Fonte de Bençãos


Quantos são os que frequentam os templos católicos no Brasil, vão atrás de bênçãos de Deus para sua vida, para sua família, para sua casa e etc. mais muitas vezes essas bênçãos não vem… não vem por causa do nosso egoísmo que impede que a graça de Deus seja nos dada, quantas vezes só pedimos, pedimos e pedimos e esquecemos do mais importante: AGRADECER e principalmente devolver um pouco das muitas bênçãos que Deus tem nos dado e isso se chama DIZIMO e ele não é da os que nos sobra e sim devolver um pouco do tanto que Deus nos concede. Jesus nos ensina uma lição importante, ao ver uma viúva que depositava no cofre do templo algumas poucas moedas, para muitos aquela seria uma cena desprezível, sem nenhum valor, mais para Jesus não, aquela cena é uma das maiores prova de amor e gratidão a Deus, pois muitos eram os que depositavam seus dízimos, mais eles davam o que em sobravam, e aquela viúva, na sua simplicidade, deu tudo o que possuía. Muitos perguntariam: mais como ela ia viver, se tudo o que possuía deu em dizimo, e é ai que entra outra grande lição: ela não era egoísta, e sabia que Deus jamais abandona aqueles que o ama, como diz o profeta Elias a viúva de Sarepta, depois que ela fez a vontade do Senhor e acolheu o profeta em sua casa: assim diz o Senhor dos Exércitos: a vasilha de farinha sempre estará cheia e a de azeite jamais secará. Portanto daí o dizimo ao templo do senhor e prove em sua vida, quão grande será as bênçãos que Deus derramará sobre você e sua família.

Para entendemos melhor sobre partilha, eis uma história…

Certo padre percorria a zona rural de um município pregando sobre a importância da partilha em nossa vida. Em uma das comunidades, após a homilia, o padre queria ter certeza se os fiéis tinham entendido a lição, e começou a perguntar:

Se vocês tiverem cem cabeças de gados o que vocês devem fazer?

Ficamos com cinquenta e damos cinquenta aos nossos irmãos que precisam, responderam.

O padre continuou: e se vocês tiverem cem cabeças de porcos, o que devem fazer?

Responderam todos: Ficamos com cinquenta e damos cinquenta aos nossos irmãos que precisam,

Mais o padre continuou: e se vocês tiverem cem cabeças de galinhas, o que vocês irão fazer?

Houve um silêncio total, e ninguém ousava dizer uma palavra.

O padre tornou a falar: e se vocês tiverem cem cabeças de galinhas, o que vocês irão fazer?

E o silêncio continuava…

Então padre, intrigado, disse: meus irmãos se vocês partilharam o gado, o porco e por que não querem partilhar as galinhas?

E a resposta veio rápido: olha padre os gados nós não temos, os porcos também não, mais as galinhas..

Lição: partilha só de palavras e fácil, difícil e quando somos chamados a dar o pouco que nós temos para que a obra e missão de nosso Deus continue sendo realizadas pelas nossas comunidades.

E se alguém tem dúvida se deve devolver ou não o dízimo a Deus, olhe o que o profeta Malaquias fala:

“Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência – diz o Senhor dos exércitos – e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário.” (Malaquias 3,10)



OS DEZ MANDAMENTOS DO DIZIMISTA

01 – Sou dizimista porque amo a Deus e amo o meu próximo.

Partilho com alegria, conforme manda meu coração, seguindo as palavras de São Paulo: “Cada um dê conforme decidir em seu coração, sem pena ou constrangimento, porque Deus ama quem dá com alegria.” (2 Coríntios 9, 7).

02 – Sou dizimista porque reconheço que tudo recebo de Deus.

“O Senhor é meu pastor nada me faltará” (Salmo 23,1).
“Vejamos: em que você é mais do que os outros? O que é que você possui que não tenha recebido?” (1 Coríntios 4,7).
03 – Sou dizimista porque minha gratidão a Deus me leva a devolver um pouco do muito que recebo.

Sobre fé e gratidão encontramos no Evangelho segundo Lucas, quando Cristo encontrou os dez leprosos: “Não foram dez os curados? Onde estão os outros nove?” Só um voltou para dar glória a Deus? (Lucas 17, 11-19).
04 – Sou dizimista porque aceito como palavra de Deus o que leio na Bíblia, e sei que o dízimo é fonte de bênçãos.

Erguendo os olhos, Jesus viu pessoas ricas que depositavam ofertas no Tesouro do Templo. Então disse: “Eu garanto a vocês: essa viúva pobre depositou mais do que todos. Pois todos os outros depositaram o que estava sobrando para eles. Mas a viúva, na sua pobreza, depositou tudo o que possuía para viver” (Lucas 21, 1-4).
05 – Sou dizimista porque creio, e confio, em Deus Pai; minha contribuição é prova de fé e de confiança.

“Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? Os pagãos é que ficam procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Pelo contrário, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas” (Mateus 6, 31-33).
06 – Sou dizimista porque o partilhar mata o meu egoísmo.

A parábola do homem rico cuja terra deu uma grande colheita e este resolveu construir celeiros maiores para guardar todo o trigo junto com seus bens: Mas Deus lhe disse: “Insensato! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou, para quem vão ficar?” Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus” (Lucas 12, 16-21).
07 – Sou dizimista porque creio na vida cristã em comunidade.

“Onde dois ou mais se juntarem em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mateus 18, 20).
“Vocês são todos irmãos”.
08 – Sou dizimista porque Deus, o único pai rico, não quer ninguém passando necessidade.

“Tudo o que fizestes a um dos meus irmãos mais pequenos, a mim o fizestes” (Mateus 25, 40).
09 – Sou dizimista porque gosto de viver em liberdade e alegria, celebrando desde já a vida plena.

“Vou preparar-vos um lugar” (João 14, 1-5).
“Vinde, benditos de meu Pai…” (Mateus 25, 34).
10 – Sou dizimista porque quero ver minha comunidade crescer e minha Igreja testemunhar o Evangelho no mundo inteiro.

“Ide por toda a terra, pregai a Boa Nova. Batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28, 19-20; Marcos 16, 15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário