Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sua família tem alicerce?


Como é feito o alicerce de um prédio?
Todo alicerce, ou fundação, funciona segundo o mesmo princípio: trata-se de uma estrutura de ferro ou de concreto, colocada sob a terra para poder distribuir o peso do edifício por uma área maior do solo. A fundação evita, assim, que qualquer estrutura, até mesmo uma casa, afunde - por isso, ela tem que ser posicionada diretamente abaixo dos pontos de apoio da futura construção. No caso dos prédios, ela fica sob os pilares de sustentação. O ideal é que o solo que sustenta o alicerce seja resistente e não se deforme com o peso do edifício. "Muitas vezes, o solo bom está muitos metros abaixo da superfície, por isso temos que cavar fundo para encontrá-lo", diz o engenheiro Carlos Mafei, da USP. (www.mundoestranho.abril.com.br)

Durante um passeio na cidade de fortaleza pude ver na pratica como é feita uma fundação para levantar um edifício. Lembrei-me de uma reportagem divulgada num meio de comunicação sobre o crescimento no número de divórcios no Brasil:

IBGE: divórcios crescem mais do que casamentos:
Dados do Registro Civil, divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, em 2006, foram realizados 889.828 casamentos no Brasil, 6,5% a mais do que em 2005 (835.846). No mesmo período, o número de divórcios no País cresceu 7,7%. Foram 162.244 casos no ano passado contra 150.714 registrados no ano anterior. (www.noticias.terra.com.br, 06/12/2007)

De lá essa triste realidade só tem aumentado a cada ano devidos a vários fatores que poderiam ser deduzidos cientificamente através dos métodos de comportamento do homem moderno. Mas como um homem de fé, é através dela que quero discutir este tema:
E quero começa lembrando as palavras do meu grande mestre Jesus Cristo: Assim, todo aquele que ouve essas minhas palavras e as põe em prática será comparado a um homem sensato que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava alicerçada na rocha. (Mt 7,24-25)
Hoje quantos são os jovens que sonham em encontrar um grande amor, casar, formar uma família... E depois de um certo tempo (falo pouco tempo mesmo) os laços que os uniam se rompem e lá se foi mais uma família... E às vezes esses fins são trágicos.
Mas porque isso acontece? Porque nesse mundo moderno as famílias, ou melhor, os casais não conseguem viver por muito tempo uma vida a dois? Porque tantas famílias despedaçadas pelo ódio, pelo egoísmo, pela desunião?
Porque e por quê? Às vezes só conseguimos fazer perguntas e não procuramos respostas e pela as faltas de respostas acabamos em um mundo tão hostil e perigoso, principalmente para os cristãos. São Paulo dizia que o cristão tem buscar as coisas do alto, pois a sua pátria não é aqui, ou seja, nós não pertencemos a este mundo, por isso em momento algum devemos nos compactuar com as coisas deste mundo.
O cristão tem que está na contramão do mundo, e isso vale especialmente para as famílias. O mundo oferece tantas coisas às pessoas e elas acabam levando para sua vida e principalmente para dentro do seio de sua família as coisas podres que só destroem e acabam com as famílias. O número de famílias hoje destruídas pelos vícios, álcool, drogas e pela contaminação feita pelos meios de comunicação que passa um padrão de comportamento totalmente contrário ao projeto de Deus está levando a principal base de sustentação da sociedade ao colapso, e se nos famílias cristãs não tomarmos consciência do tamanho desse problema e se não fizemos nada para mudar esta realidade, continuaremos vendo todos os dias milhares de famílias destruídas.
O “inimigo” no começo da historia do cristianismo usou da violência e da perseguição para destruir os cristãos, mas isso não deu certo, pois o cristianismo só fortaleceu. Hoje ele usa de uma tática, mas destrutiva: acabar com as famílias. Ele sabe com famílias destruídas e desestruturadas fica mais fácil enfraquecer a igreja, e enfraquecer a igreja significa para ele conquistar, mas facilmente os cristãos. E para enfraquecer as famílias ele usa dessas coisas podres que o mundo oferece.
Ai eu volto ao texto inicial, que você já deve está perguntando o que tem a ver com o contexto. Hoje os jovens que procuram o matrimônio, não estão nem um pouco preocupado com a formação e preparação para este importante acontecimento na sua vida. Essa preparação vem com o namoro, mais o namoro hoje deixou de ser uma preparação para o casamento para se tornar uma extensão deste, o que faz que em pouco tempo o fogo da paixão acabe e sem uma base solida que é o amor esse relacionamento se dissolva.
Um prédio para se erguido, precisa primeiro de uma analise do solo, depois fundações resistentes capazes de suportar o peso do prédio e então só depois que se começa a levanta os pilares que darão formato e segurança ao prédio. Esse exemplo é mais que fundamental para as famílias e principalmente para os jovens que pretendem unir-se em matrimônio. Antes do casamento é preciso uma boa preparação e formação e preciso que os namorados procurem conhecer-se melhor, os gostos, as qualidades, os defeitos, a visão de vida, conhecer a família do outro, os amigos, procurarem orientação, cursos, antes de querer conviver a dois. Mais o mais importante para um casal de namorados é lançar as fundações deste futuro casamento. Mais que fundações são essas: a benção de Deus para os dois e o constante fortalecimento da união dos dois através da oração e da comunhão plena com Deus. Essa a fundação capaz de sustentar qualquer peso durante o matrimônio e vale para as famílias que já estão formadas, ainda dar tempo de lançar essa fundação na vida de sua família. Uma coisa importante, a benção que Deus dá ao casal só vem quanto ele mesmo une os dois, essa história que o mundo inventou de que casamento no civil é o suficiente é uma grande mentira, pois para um casal cristão, só casamento civil não basta, é preciso para que este casamento cresça firme, a benção infinita que Deus dá, sem ela o casamento corre o risco de desabar na primeira tempestade.
Depois que o casal lançou esta fundação, agora é preciso erguer os pilares, mais que pilares são esses, os pilares são o amor, a compreensão, o respeito, a fidelidade, o companheirismo, a paciência, a tolerância, a partilha e o perdão sempre. Esses são os que darão firmeza e segurança ao matrimônio, e mesmo que o inimigo tente contra esta família ela estará firme sobre a rocha da benção de Deus, pode vir às tempestades dos vícios mundanos e as enxurradas de tudo aquilo que contribuem para a destruição das famílias, que sua casa estará em pé, em nem um mal será capaz de abalar as estruturas de união sagrada.
Jesus disse, é preciso de sensatez para ouvir as minhas palavras e as colocar em prática. Para um casal cristão não basta ir a igreja orar, escutar a palavra de Deus, e preciso que eles coloque sua oração e a palavra de Deus em pratica, porque só assim eles vão encontrar luz, sabedoria, força, graça e proteção divina para os seus momentos difíceis.
O divórcio é um mal do mundo moderno, são vários os fatores que levam a ele. Primeiro está a falta do alicerce divino que dar sustentação a família, segundo, vem as traições, as brigas, os desentendimentos, as falta de compreensão, de amor, da capacidade de perdoar, e etc. A palavra de Deus diz, o matrimônio realizado e abençoado por Deus, é indissolúvel, o que Deus união o homem não separa. Hoje muitos casais cristãos procuram no casamento civil uma saída para esta ordem de Deus, pois neste tipo de casamento elas podem se separar quando quiserem e casar de novo quando quiserem, achando que assim podem ter uma consciência limpa diante de Deus, e por causa deste tipo de pensamento e sem a base sólida que Deus dá ao casal, estes na primeira tempestade desabam raros são os casais que só casam no civil e duram muito. O casal cristão não pode pensar assim, ele tem que buscar erguer sua casa sobre a rocha de Deus, para que possam vencer todos os desafios que o mundo tem colocados para as famílias. O casamento é indissolúvel, por isso, o casal tem que sempre buscar através da oração, através do amor, da compreensão resolver as crises que surgirem e seguirem em frente felizes a amando cada vez mais um a ao outro.
E a sua família, tem alicerce?

Nenhum comentário:

Postar um comentário