Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

A Auto Estima – melhor receita para viver bem


Como é bom ouvirmos coisas que aumentam nossa auto-estima, principalmente quando não estamos bem conosco.
Mas afinal, o que é auto-estima?
Auto-estima é um fator muito importante para nossa vida.
A auto-estima nada mais é do que o retrato do nosso interior. Sabemos que muitas pessoas tentam disfarçar seu interior apresentando-se com uma boa imagem, mas esta aparência pode ser mantida apenas por um perí-odo. Logo no primeiro problema emocional, esta auto- imagem acaba caindo por terra e mostra a auto-estima, que, até então, estava camuflada.
Na verdade, no mundo em que vivemos, temos muitos problemas e muitas tarefas, nosso dia- a- dia é muito tumultuado, vivemos no corre-corre, e tudo isso acaba distorcendo a realidade da nossa própria existência.
A auto-estima existe para ajudar a pessoa a se manter com seu caráter e sua personalidade definida. Em outras palavras, quando a pessoa está bem consigo mesma, tudo vai bem, sua auto-estima está alta; quando sua vida emocional está em conflito, sua auto-estima, consequentemente, está em baixa.
Existem muitos fatores que exercem influências sobre nós, como, por exemplo, o estresse, a depressão, a perda do emprego, a perda do namorado, o sentimento de inferioridade, a frustração de não atingir o objetivo que tanto almeja e a insatisfação de não passar no vestibular, entre tanto outros. Esses fatores externos afetam muito a vida das pessoas. Muitas delas procuram ajuda a tempo, mas outras vão se fechando cada vez mais e acabam se tornando verdadeiras ostras, as quais dificilmente alguém conseguirá abrir.
A pessoa não se dá conta de que está passando por um problema de auto-estima e acaba descontando suas angústias nos outros, na compulsão de compras (gastar sem Ter necessidades) ou na fuga para o álcool ou para as drogas; mas, na verdade, não se sabe ao certo o que está acontecendo. E o mais interessante: quando a pessoa age assim, o sentimento de insatisfação e a ansiedade acabam diminuindo, ela se sente mais tranqüila, mas depois os problemas voltam e em maior quantidade. Para se livrar desse mal, existe um remédio simples: adquira autoconfiança, aprenda a lidar com seus problemas, saiba que eles existem e que você terá condições de resolvê-los, não se menospreze tanto, aprenda a se valorizar, saiba que você é a pessoa mais importante nessa vida para Deus. Tenha como lema de vida fazer primeiro às primeiras coisas, uma coisa de cada vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário