Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dez passos para auto-estima


Existe o lado positivo e o lado negativo da vida e dos acontecimentos. Podemos aprender de ambas. Uma mente positiva constrói a vida. Uma mente negativa enfraquece o querer e o agir.
Comece a ensaiar os dez passos da Arte de viver em harmonia. Comece hoje!

1º Passo. Bom dia. Ao acordar dê um bom dia a você mesmo. Seja o primeiro a desejar um bom dia para você. Sinta o privilégio de estar vivo. Lembre-se que você recebeu a dádiva de viver. Diga um Bom dia... Dizendo o seu nome. Ocupe, hoje, o seu lugar. Se você não ocupar o seu lugar o mundo não estará completo.

2º Passo. Comece seu dia com uma mentalização positiva. Os pensamentos influenciam profundamente a qualidade de nossa vida. Se estivermos com raiva de alguém, isso influencia nossa vida emocional, espiritual e física. Podemos ficar doentes física, psíquica e espiritualmente. Não podemos eliminar totalmente os pensamentos negativos, mas podemos impedir o impacto que eles têm sobre nós. Leia pensamentos positivos e construtivos. Relembra-os durante o dia. Recorde-se de pessoas que vivem com qualidade de vida. Mentalize o seu dia de um modo construtivo.

3º Passo. Observe e elogie os comportamentos positivos das pessoas. Receber um elogio é como lubrificar a engrenagem da vida. Necessitamos de reconhecimento para viver bem. Observe e elogie ao menos três pessoas a cada dia. Perceba a reação da pessoa ao elogiá-la. Assim, você viverá de uma maneira mais nobre. Será querida pelas pessoas e terá mais influência positiva sobre os outros. Você se tornará uma pessoa mais feliz e agradável.

4º Passo. Alimente-se bem, respeitando, seu corpo. Respeite o momento das refeições. Evite falar sobre problemas. Preste atenção no que você come e como come. Evite comer carne vermelha. Estes animais são, geralmente, maltratados e em sua carne permanece o seu sofrimento. Não existe dieta perfeita. Faça a sua. Faça 5 ou 6 refeições ao dia respeitando horários e quantidades. Escolha 1 alimento de cada grupo alimentar. Mastigue bem, coma devagar. Inicie as refeições sempre com salada. Prefira carnes magras sendo mais freqüente o uso de carnes brancas. Dê preferência a alimentos grelhados, cozidos ou assados. Inclui frutas e verduras em sua dieta. Prefira os mais coloridos, porque contém mais antioxidante. Varie verduras e legumes pela cor. Beba bastante líquido entre as refeições. Não consuma doses elevadas de açúcares ou sal. Em excesso, eles diminuem a absorção de vários minerais. Use gorduras, com moderação, dê preferência aos óleos vegetais. Prefira alimentos integrais como: farelos, granolas, aveia, pão, bolos, cucas, bolachas, massas, linhaça, etc... Dê intervalo de 3 horas em cada refeição.

5º Passo. Pratique o abraço terapêutico. Um abraço bem dado é aquele que a pessoa se sente viva e querida. Abraço terapêutico é aquele que concretiza o afeto por alguém. Aproxime-se de alguém e o abrace carinhosamente. Imagine que este é o seu último abraço. E, se este for o seu último abraço, você terá cumprido sua missão. Imagine o seu coração cheio de luz e permita que essa luz ilumine o coração da pessoa que você está abraçando.

6º Passo. Sorria para as pessoas mostrando satisfação ao falar com elas. Converse com as pessoas sorrindo. O sorriso é a melhor maneira de entrar na vida e no coração da pessoa. Envolva as pessoas com o seu sorriso. Sorrindo, inconscientemente, as pessoas se tornam mais receptivas e prontas para colaborar. O sorriso é um remédio para o corpo e para a alma. Quem sorri fica envolvida com essa poderosa virtude humana. Sorrir, não significa ignorar o sofrimento humano. Podemos fazer dos sentimentos de dor o melhor professor. Com a dor podemos aprender e evoluir.

7º Passo. Descubra sua beleza. O autoconhecimento é importante. Descubra a sua beleza interior. Essa é inesgotável. Não espere um elogio ou uma valorização para se sentir melhor. Assim, você está terceirizando a sua auto-estima. A auto-estima depende de você mesma. Valorize-se. Se comprar um presente, deixe que o embrulhem como se você fosse dar o presente a uma pessoa muito querida, que é você mesma. Seja um presente, uma dádiva para você e para as pessoas ao seu redor. Veja a sua vida como um presente. Que embalagem ela apresenta? Como as pessoas vêem essa embalagem?

8º Passo. Pratique exercícios físicos. Escolha um. Caminhar ou outro que quiser. Os exercícios físicos são fundamentais para o equilíbrio da mente e do corpo. O mais difícil é começar. Depois de fazê-lo durante 25 dias o exercício é incorporado em sua vida. Pense que exercício você quer fazer e comece. O exercício físico, naturalmente, elabora endorfinas, dando maior qualidade de vida e de saúde. É um calmante natural. É um gerador de tranqüilidade e de paz. Cuide de seu corpo, porque é através dele que você vive a sua vida.

9º Passo. Medite e encontre o seu Mestre interior. Encontre a sua montanha. Permaneça ao menos uma hora por dia em meditação A meditação é uma poderosa ferramenta para o corpo e para a alma. Com a meditação você melhora sua mente e sua vida. Encontre o seu caminho, o seu jeito. A meditação vai melhorar muito a sua vida. Na meditação a sua mente se aquieta e o seu espírito se acalma.

10º Passo. Antes de dormir descubra qual é a moral de seu dia. Olhe para o seu dia e perceba o jeito que você o viveu. Veja como você se relaciona com as pessoas. Descubra qual é a moral de seu dia. Examine a sua consciência e aprenda a lição. Não repita amanhã o que você não viveu adequadamente hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário