Pesquisar este blog

domingo, 11 de julho de 2010

Se eu pudesse começar tudo novamente?


Arriscar-me-ia mais da próxima vez, relaxaria, seria flexível, seria mais tolo do que fui nesta viagem. Levaria as coisas menos a sério, Aproveitaria as oportunidades. Viajaria mais. Subiria mais montanhas e nadaria em mais rios. Comeria mais gelados e menos feijão.
Talvez tivesse mais problemas reais, mas teria menos imaginários.
E você o que faria diferente?
Se eu pudesse viver novamente, viajaria com menos peso da próxima vez.

Por que as diferenças?
Há pessoas que sobressaem pela sua perseverança e dedicação no trabalho, com isso superam outras pessoas que possuem uma capacidade intelectual bastante mais elevada.
Porque sucede isto? Porque uns conseguem manter esse esforço durante anos e outros não, ainda que o desejem? Quase todas as pessoas desejariam chegar a uma situação profissional mais elevada, e a maioria tem talento pessoal que sobra para consegui-lo. Porque é que uns conseguem transformar esse desejo numa motivação diária que os faz vencer a inércia da vida, e outros, pelo contrário, não? Porque é que há crianças que estudam constantemente sem que pareça custar-lhes muito, e outros, não há maneira de o fazerem, ainda que os castiguem, e que se lhes fale claramente, serenamente, das conseqüências que a sua preguiça lhes vai trazer?

Será uma questão de força de vontade?
Sim, mas falta uma motivação para pôr em andamento à vontade. Para se ser capaz de superar as dificuldades e os cansaços próprios da vida, é preciso ver cada meta como algo de grande e positivo que podemos e devemos conseguir. Nas pessoas motivadas sempre há "alguma coisa" que lhes permite obter satisfação onde os outros não a encontram.
Nas pessoas motivadas há toda uma série de sentimentos e fatores emocionais que reforçam o seu entusiasmo e a sua persistência perante os contratempos normais da vida.

O sentimento da própria eficácia:
A fé da pessoa nas suas próprias capacidades multiplica as mesmas. As que se sentem eficazes se recuperam mais depressa dos fracassos, não se perturbam demasiado pelo fato de que as coisas possam correr mal; O sentimento da própria eficácia tem um grande valor estimulante, e vai acompanhado por um sentimento de segurança que alenta e conduz à ação.

A imagem refletida:
A imagem que cada um tem de si mesmo é, em grande parte, reflexo daquilo que os outros pensam sobre nós; ou o que queremos que os outros pensem sobre nós. A auto-imagem regula o acesso a própria energia interior. E, em muitos casos, cria essa energia.

Otimismo: O grande motivador.
O otimismo é uma atitude que impede cair na apatia, no desespero, e na tristeza perante as adversidades. Os otimistas têm a tendência de considerar que os seus fracassos se devem a algo que podem mudar. Tem confiança em si mesmo. Os pessimistas atribuem os seus fracassos a obstáculos que se consideram incapazes de modificar. A questão chave é: ir em frente também perante as frustrações. O otimismo é muito importante na nossa vida. Preciso crer na capacidade que temos de ajudar os outros e de se melhorar a si mesmo.

Estilos Pessimistas e estilos Otimistas:
Atualmente, constata-se uma predisposição para a depressão entre os jovens. Existe uma tendência patológica para a autocompaixão, o abatimento e a melancolia entre os jovens.


PROCESSO MOTIVADOR: Pensamentos positivos, Emoções positivas energizantes= Altos níveis de energia= Comportamento produtivo / criativo.

PROCESSO DESMOTIVADOR: Pensamentos negativos, Emoções negativas= Baixo nível de energia= Comportamento de rotina / negativo.

O que fazer para passar de um estilo pessimista para um otimista?
A chave: mudar a maneira de pensar, perceber como explicamos as coisas que nos afetam e a atribuição das causas. “Não chegarás a conclusões pessimistas se te aperfeiçoares“ (J. Escrivá de Balaguer).

E o que é que determina essa forma de enfrentar as coisas?
A maneira como os pais explicam cada coisa que sucede. As crianças estão sempre com as antenas ligadas, e buscam com insistência os porquês. A maneira como os adultos valorizam ou criticam o comportamento das crianças. As crianças fixam muito, o conteúdo da censura, e a forma como é feita. Disser habitualmente para a criança: "És um mentiroso", "Estás sempre distraída", "És muito ruim na matemática"..., a criança entenderá isso como algo permanente nele, e será assim. A educação dos sentimentos estabelece um limite da capacidade de fazer render os talentos de cada um. A motivação mobiliza a pessoa a uma ação criativa na vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário